SISU 2022

Assim que você se inscrever no SISU 2022, você automaticamente tem a chance de concorrer a uma vaga em uma universidade pública do Brasil. Porém, para ter essa oportunidade, primeiro é preciso fazer a sua inscrição para o SISU 2022 antes que o período de inscrição termine. Nesse breve conteúdo você vai entender como o SISU funciona, como fazer a sua inscrição, notas de corte e muito mais. Vamos lá!

SISU 2022
SISU 2022

Como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para facilitar o ingresso dos jovens e adultos a uma universidade pública.

Atualmente, o SISU funciona juntamente com o ENEM, ou seja, utilizando como base a nota do Enem, o sistema do SISU pega as melhores notas do ENEM dos candidatos que efetuaram a sua inscrição para o curso e universidade X e garantem a sua cadeira.

Ou seja, se uma instituição e curso possui 40 vagas, o SISU pega as principais notas dos candidatos que se inscreveram para esse curso, nesta instituição, e fornece a vaga.

Conheça também:

Inscrições SISU 2022

Sem um cronograma definido, ainda não é possível saber especificamente o período de início e término de inscrição para o SISU 2022. Porém, o esperado é que as inscrições sejam abertas no fim de março ou começo de abril.

Embora o cronograma não tenha sido liberado, é de suma importância que você fique atento ao cronograma oficial disponibilizado no site do SISU, clicando aqui

Como se inscrever no SISU?

Hoje em dia, as inscrições para o SISU acontecem 2 vezes ao ano, de acordo com o início e término dos semestres.

Portanto, ficar atento ao período de inscrição, é fundamental. Até porque, perder a inscrição é ficar 6 meses sem frequentar o tão sonhado curso superior.

Com a finalidade de não permitir que isso aconteça, assim que o período de inscrição for aberto, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: Acesse o site oficial do SISU, clicando aqui;
  • Passo 2: Insira o seu número de inscrição do ENEM e a sua senha de acesso ao portal;
  • Passo 3: Após acessar a plataforma, clique em “Fazer Inscrição”;
  • Passo 4: Agora, insira o curso e a instituição que deseja estudar. Nesse momento, é preciso informar a primeira e a segunda opção. Ou seja, caso você não consiga passar na primeira opção, terá a segunda opção que, além de poder, ser outro curso, também pode ser em outra instituição;
  • Passo 5: Por fim, basta finalizar a sua inscrição e aguardar a confirmação do sistema.

Vagas SISU

Todos os anos milhares de vagas em dezenas de instituições espalhadas pelo Brasil são disponibilizadas. Porém, embora sejam muitas vagas, o número de candidatos é alto em todos os anos e consequentemente, as chances de conseguir entrar em uma universidade pública é baixa.

Entretanto, você tem direito a duas vagas que, além de possibilitar que você escolha uma instituição e/ou um curso menos concorrido, também lhe dá uma margem maior para ser selecionado.

Nota de Corte SISU

Provavelmente você já ouviu falar sobre as notas de corte. Em resumo, elas são a nota mínima que você precisa ter para poder ser selecionado para um curso e/ou universidade.

Ou seja, se a nota de corte para medicina em uma instituição é de 800 pelo SISU e você tirou 799 no ENEM 2022, automaticamente você não poderá concorrer a uma vaga.

Hoje em dia, a nota de corte é feita através de uma média entre o número de candidatos e a sua nota do Enem. Através dessa média é estabelecida a nota de corte da mesma que pode variar de ano para ano.

Resultado SISU 2022

Embora o cronograma oficial não tenha sido divulgado, o Resultado do SISU pode ser visto assim que for liberado através do site oficial do SISU. Ao acessar o site, basta clicar em “Ver meu Boletim”.

Deixar uma resposta