PRONATEC 2022

Todos os jovens que estejam em busca de uma vaga no mercado de trabalho pela primeira vez, podem acessar cursos de capacitação com mais praticidade pelo Pronatec 2022. Sendo essa uma excelente oportunidade para quem deseja aprender uma primeira profissão e aumentar as chances de alcançar um emprego. Continue a leitura deste guia completo sobre o PRONATEC 2022 e confira as vagas disponíveis, cursos oferecidos, inscrições, instituições parceiras e muito mais!

PRONATEC 2022
PRONATEC 2022

Conheça também o PROUNI 2022.

PRONATEC 2022 – Como Funciona?

O PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa elaborado pelo Governo Federal com o intuito de facilitar o acesso à cursos profissionalizantes, técnicos e de capacitação para jovens e adolescentes brasileiros. Todos os cursos oferecidos são gratuitos e possuem de curta até média duração.

Outro destaque do projeto, é que por meio dele o candidato interessado pode não só encontrar vagas presenciais, mas também na modalidade EAD (educação à distância), onde o aluno pode estudar de sua própria residência utilizando apenas um smartphone, tablet ou computador.

Continue lendo:

Inscrições PRONATEC 2022 – Passo a passo:

  1. Entre no site do MEC, pelo link: http://portal.mec.gov.br/;
  2. Logo no menu inicial, escolha o item “Pronatec”;
  3. Faça um login e preencha o cadastro com seu estado e município;
  4. Posteriormente, escolha seu nível de escolaridade e instituição;
  5. Após selecionar todas as informações, clique em “Pesquisar”;
  6. Logo em seguida, serão listadas todas as instituições e cursos disponibilizados pelo programa em sua região.

Curso PRONATEC

São vários os tipos de cursos disponibilizados pelo PRONATEC 2022. Confira logo abaixo, a listagem completa de todas as modalidades disponíveis:

  • Cursos gratuitos (curta ou média duração): cursos livres, normalmente de capacitação;
  • Cursos EAD (e-Pronatec); cursos inteiramente virtuais;
  • Cursos técnicos (divididos em três categorias: Integrado, Concomitante e Subsequente): onde o aluno pode cursar somente o técnico ou o ensino médio integrado ao técnico;
  • Pronatec EJA (Educação de Jovens e Adultos): cursos exclusivos para estudantes que não concluíram seus estudos no ensino fundamental ou médio anteriormente;
  • Formação Inicial e Continuada (FIC): voltado principalmente para trabalhadores.

Vagas Pronatec

As vagas no programa Pronatec são divididas em duas categorias principais, são elas:

  1. Formação para Estudante: basicamente são oferecidos cursos técnicos e profissionalizantes nas mais variadas áreas;
  2. Formação para Trabalhador: são oferecidos cursos de formação inicial e continuada, facilitando o aprendizado do profissional dentro de sua área de atuação.

Requisitos Pronatec 2022

Para acessar uma das vagas do programa é preciso estar dentro dos pré requisitos:

  • Ser membro de famílias de baixa renda;
  • Ser estudante ou ter terminado seus estudos no ensino médio da rede pública;
  • Bolsistas integrais de instituições privadas;
  • Ser participante ativo de algum programa de inclusão social do Governo Federal;
  • A idade mínima é de 16 anos, mas podem haver outras especificações dependendo da categoria do curso (brasileiros com algum grau de deficiência não possuirão restrição máxima de idade).

Instituições Participantes

Atualmente são instituições parceiras do Pronatec, todas as organizações do chamado Sistema S. Entretanto, os cursos Senai 2022 (Serviço de Aprendizagem Industrial) e o cursos Senac 2022 (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) são onde as principais vagas do Pronatec ficam disponibilizadas.

Sendo o Senac responsável pelos cursos de aprendizagem comercial, enquanto o Senai fica com as vagas do setor industrial. Além destas, também existem outras instituições parceiras como organizações Federais ou Estaduais de ensino tecnológico ou científico.

Deixar uma resposta